terça-feira, 25 de março de 2014

Patologias da Coluna Vertebral - CONMOV Pilates

Por: Felipe Ribeiro Mascarenhas
              Fisioterapeuta
     www.colunasemdor.com.br


Existem vários motivos que podem levá-lo a ter dores na coluna e às patologias da coluna vertebral.


Didaticamente exemplificaremos por estruturas:


Ossos: Podem estar doloridos devido a fraturas, mas também podem estar doloridos quando qualquer outra estrutura da coluna estiver com problema, sendo assim, a dor será acentuada quando o osso for estimulado, por exemplo, friccionando as vértebras na região posterior da coluna (esfregando os “gomos” atrás das costas).


Os ossos também podem sofrer deformações, trazendo desvios na coluna tais como as escolioses.

Normal Escoliose


Articulações: Podem doer devido à artrose da coluna, isso é devido ao desgaste da articulação. Sendo a artrose uma das mais frequentes patologias da coluna vertebral

Toda as articulações do nosso corpo vão se desgastando com o passar do tempo, devido ao processo de envelhecimento.

Em algumas pessoas este processo pode ocorrer mais rapidamente, devido ao mau uso da coluna, ou até mesmo por doenças específicas como o reumatismo.

O desgaste da articulação faz com que ela perca a sua lubrificação, desta forma ela funciona como uma engrenagem sem lubrificação, e com o passar do tempo pode se deformar.

Essa deformação em um RX tem a aparência de um bico de papagaio. O bico de papagaio limita o movimento da coluna, causando dor, e em alguns casos a deformação é tão grande que pode pressionar algum nervo da coluna, causando ainda mais dor. 

Desgaste e deformação da coluna devido a idade


Disco: É uma estrutura que fica entre duas vértebras. Quando ele sofre tensões excessivas pode doer. Além disso, também sofre desgaste com o passar do tempo, trazendo deformação e diminuição da sua altura (ai um dos motivos dos mais velhos encolherem com o passar do tempo).

Em outros casos, de estresse excessivo o disco, ele pode romper-se causando a hérnia de disco. Ou seja, o disco que é uma estrutura redonda como uma bolacha, tem sua periferia rígida e o interior mole.

Quando a periferia rígida se rompe o interior mole extravasa, formando a hérnia. Quando a hérnia se forma há uma inflamação local, que causa ainda mais dor, e ainda pode ocorrer uma compressão de nervo (pela parte interna do disco que extravasou), ou seja: mais dor!

Esquema de hérnia de disco pressionando o nervo


Ligamentos: São estruturas que tem a função de manter a estabilidade das articulações.

Essa estrutura pode ser danificada por um movimento no limite da articulação (isso é, no final de um movimento de longa amplitude), também pode ser lesionado devido a mau posicionamento, posturas erradas e viciosas, que fazem com que os ligamentos sofram grande estresse por longo período (exemplo: ficar sentado largado na cadeira com os
glúteos quase fora da cadeira, enquanto trabalha).


Seja qual for a causa da dor é sempre importante estar bem informado com relação a que está acontecendo com você, e procurar um especialista imediatamente.



Músculos: São as estruturas que dão sustentação e movimento para coluna. Pode causar dores após exercícios intensos ou por lesões devido a um “mal jeito” causado por movimento brusco ou por carregar peso de modo errado.

Desta forma podem apresentar contratura muscular (os famosos “nózinhos” da coluna) ou distensões.

Músculos da Região Posterior


Nervos: Normalmente doem quando são comprimidos, portanto na maioria dos casos o nervo sofre porque alguma outra estrutura está sofrendo, como no caso da hérnia de disco (patalogia da coluna vertebral muito frequente), o nervo dói, porque o disco que está sofrendo o comprime.


Copyright © Todos os direitos reservado para Felipe Ribeiro Mascarenhas
 
Atenção!
Se você deseja reproduzir, ou divulgar esse texto deve inserir o nome do autor e o endereço do site www.colunasemdor.com.br logo abaixo do título do texto.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário