domingo, 9 de março de 2014

Compressa quente no tratamento de dor na coluna lombar

Calor parece melhor do que medicações analgésicas e antiinflamatórias para lombalgia

Em estudo publicado no Spine em Maio de 2002 pesquisadores demonstraram que um nível baixo de calor local parece melhor do que medicações para dor.

Este resultado é importante para pacientes porque oferece a eles uma opção sem o risco potencial ao fígado, rins e trato gastrointestinal quando se usa doses inapropriadas de analgésicos.

O estudo coordenado pelo Dr. Scott Nadler da UMDNJ-New Jersey Medical School em Newark avaliou 371 indivíduos com dor lombar aguda, não-específica. Destes, 113 foram submetidos a terapia com calor de baixo nível, contínua (40 graus, 8 horas/dia), 113 a acetominofen 4000mg/d, 106 a ibuprofeno 1200mg/d, 20 a placebo oral e 19 a pacote não
aquecido lombar. O investigador não sabia qual o tratamento de cada paciente deste estudo.


Foi observado que o alívio da dor nos dias 1,3 e 4, e a flexibilidade de tronco lateral durante o tratamento eram significativamente maiores com a terapia de calor (pacote aquecido) do que com ibuprofeno ou acetaminofen, e a impotência foi significativamente menor. A redução da rigidez muscular no dia 1 foi maior entre os que usaram calor do que os em uso de acetaminofen. Nenhum evento adverso foi grave, mas o grupo de ibuprofeno foi o que
apresentou a taxa mais elevada (10,4%).

Os autores concluem que a terapia com calor foi superior a tanto acetamoinofen quanto a ibuprofeno para o tratamento de lombalgia. O benefício terapêutico da baixa intensidade, e da longa duração do pacote aquecido é devido a utilização contínua do aquecimento combinado com a habilidade em manter níveis de atividade normal.
 

Spine 2002;27(10):1012-1017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário